Como estudar para o Enem?

Uma dúvida comum da maioria dos estudantes é por onde começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, porém o Zoom Educa Blog trás dicas valiosas sobre como estudar para o Enem. Vejamos a seguir!

Entenda que tipo de estudante você é!

Segundo o site Lendo.org, existem 4 tipos de aprendizes: aprendizes visuais, aprendizes auditivos, aprendizes de leitura/escrita e aprendizes cinéticos. O tipo de aprendiz está intimamente relacionado como o cérebro guarda memórias, afinal, de nada adianta passar horas estudando para a prova, se não conseguir usar nada na hora H.

Dessa forma, entender como você aprende é essencial, por exemplo os aprendizes visuais memorizam melhor utilizando elementos visuais em seus materiais. Os aprendizes auditivos aprendem melhor ouvindo, já os aprendizes de leitura/escrita copiam aquilo que precisam aprender, lendo enquanto escrevem, por sua vez, os aprendizes cinéticos utilizam o movimento e gestos para assimilar informações. Quando descobrir como você armazena informações no cérebro (infelizmente aqui só resta a tentativa e erro) é só utilizar esse recurso.

Revise!

Nosso cérebro é preguiçoso, por essa razão precisamos reforçar as informações que fornecemos a ele, afinal depois de 31 dias, segundo o psicólogo Hermann Ebbinghaus , restam apenas 21% da informação estudada, como mostra a figura abaixo.

Curva do Esquecimento de Ebbinghaus

Por outro lado, podemos fazer questões e revisões nos momentos em que é mais necessário, por exemplo, é essencial que após 24 horas seja feita toda uma revisão do assunto estudado para a prova que está se preparando.

Planeje-se!

Tenha em mente que os assuntos do Enem são incrivelmente extensos e quando mais rápido começar a estudar melhor, porém não entre em desespero! Planeje-se quantas horas diárias pode estudar, lembrando sempre de fazer pausas curtas e nunca ultrapassar as seis horas seguidas de estudo. Além disso, uma dica importante é verificar quantos dias faltam para a prova e distribuir o assunto até a data da prova.

E no dia da prova?

No dia da prova, tente permanecer calmo, afinal, foi para isso que se preparou, não foi? Durma bem no dia anterior, tente não comer coisas muitos pesadas antes da prova, leia todas as questões calmamente e lembre-se de verificar o tempo que falta para terminar a prova.

É legal que no dia da prova de redação a faça primeiro, pois assim, terá mais tempo para pensar na estrutura e argumentos que vão ser usados. Além disso, caso não dê tempo, as questões objetivas podem ser chutadas, o mesmo não acontece com a radiação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!