Como estudar por simulados?

Durante muitos anos, alunos de todo mundo tiveram que se dirigir até uma biblioteca para estudar ou mesmo se preparar para fazer provas de vestibulares, praticamente sem direção alguma de que estrada seguir. Porém com o advento da internet, as bibliotecas ficaram mais vazias e a salas de bate-papo mais cheias, e uma imensidão de conteúdo tornaram o ato de estudar mais fácil e rápido. Então, porque tanta gente ainda não consegue passar no Enem?

A resposta para essa pergunta está além do esforço e planejamento. E entre horas e horas de estudo, é necessário principalmente avaliar o quanto aprendeu e como aquele conteúdo será cobrado pelos examinadores, por essa razão o Blog do Zoom Educa trás um passo a passo de como estudar voltado para simulados.

  • Comece pelo começo

Antes de pensar em como montar o simulado, tenha revisado todo o assunto necessário para aquele simulado. Isso quer dizer, que nada adiantará você fazer um simulado sem o entendimento básico do assunto que deseja saber avaliar.

Após estudar, uma boa dica é utilizar provas anteriores, no caso do enem por exemplo, provas dos anos que não participou, lhe dará a direção correta de quais assuntos merecem uma atenção maior.

  • Siga as instruções e condições da prova real

Apesar da curiosidade e do impulso por olhar as respostas, tente não ver as respostas. É importante também verificar se consegue responder as questões no tempo estipulado e após o termino, uma auto critica sobre como pode responder a prova mais rápido é necessária.

  • Verifique o progresso

De nada adiantaria vários simulados, se não fosse possível verificar o progresso de quem os fez. Dessa forma, ferramentas de avaliações que medem o progresso, desde aquelas que apenas quantificam o quanto acertou, até mais complexas, que apontam os assuntos que tem mais dificuldade são bem vindas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!