Como corrigir provas mais rápido?

Correção de provas online e correção de simulados online é o último passo a ser tomado na direção de resultados concretos para a sua escola.

Uma das grandes dificuldades dos diretores e gestores, atualmente, é a correção de provas. Parte da dinâmica natural de ensino, as correções de avaliações constantemente saem do controle, seja pela quantidade arrasadora de provas, seja por uma equipe de corretores e professores reduzida. Além disso, em tempos de Enem, a busca por meios eficientes de avaliar o progresso, parece cada vez mais pressionar a escola por meios de ensino mais modernos e atuais. Por essa razão, o Zoom Educa Blog trouxe algumas dicas para ajudar a tomar decisão certa nesse caminho.

Pense no tipo de prova que se encaixa melhor para sua escola

Há quem diga que provas não são um bom meio de avaliação. Porém, as necessidades, tanto dos alunos quanto da escola, devem ser observadas neste momento, provas subjetivas por exemplo, apesar de atestarem melhor o conhecimento dos alunos, requerem bem mais tempo para serem avaliadas e atribuídas uma nota. E apesar da vantagem, os alunos e pais precisam de uma resposta no melhor tempo possível. Por outro lado, apesar das provas objetivas serem mais engessadas, existem algumas ferramentas de correção automáticas que podem ser usadas, como por exemplo o Zoom Educa. Ferramentas como o Zoom Educa auxiliam na correção de provas objetivas através de gabaritos personalizados,que são digitalizados, e a partir dos relatórios gerados, podem ser atribuídas notas para os alunos.

Priorize o feedback ao invés do certo e errado

Não é raro alunos sentirem dúvidas sobre a razão por sua alternativa ou questão ter sido considerada incorreta. Por essa razão, frases motivacionais ou explicações um pouco mais detalhadas, podem ser o diferencial que seus alunos esperam. Principalmente quando esse resultado vem o mais breve possível. Por exemplo, já existem serviços que disponibilizam comentários e espaço para perguntas pelo smartphone. Através desses serviços, em questão de minutos, os alunos recebem a correção das provas, os comentários dos professores, além de enviar suas dúvidas para o seu educador ou coordenador.

Não perca tempo corrigindo manualmente

Existem várias coisas que podem dar errado durante uma correção manual, entre o prazo apertado e o cansaço, o corretor muitas vezes deixa passar pequenos detalhes que impactam negativamente a nota e a autoestima do aluno. Uma nota corrigida errada pode levar, além do constrangimento, um má qualidade do ensino, além disso, encarar o educador frente a frente, com dúvidas sobre a correção, pode ser intimidador e desmotivante para o aluno. Por essa razão, tente optar por ferramentas de correção automática, principalmente aquelas que te deixam mais próximo dos alunos, permitindo que eles se expressem e lhe atualizem sobre as provas aplicadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!